Lembre-se que, em um mercado tão concorrido, uma logomarca bem feita destaca seu produto e sua empresa dos demais, transmitindo confiabilidade ao cliente. Mas o que fazer para que um simples símbolo tenha a cara da sua empresa? Confira abaixo algumas dicas para não errar na hora de escolher a marca ideal.
Apresente seu diferencial
Lembre-se que o conceito é o que atrairá e convencerá as pessoas a consumirem seus produtos, por isso, jamais deixe de transmiti-los em toda a sua comunicação visual, desde a logomarca, até o pessoal de vendas.
Evite informações desnecessárias
Uma logo com muita informação, cores e detalhes pode parecer bonita aos seus olhos, mas você deve buscar representar sua empresa e seus serviços de uma forma que facilite a memorização do seu cliente. Além disso, se o design é muito complicado, sua logo não funcionará quando aplicada em tamanhos menores.
Portanto, se você quer saber como montar um logotipo, comece sendo simples, claro e direto!
Faça uma marca atemporal
Para passar o conceito da sua marca da maneira mais eficiente, tenha em mente que a longevidade da sua logo é uma das suas características mais importantes. Nada como montar uma logomarca e, anos mais tarde, descobrir que ela continua atual e cheia de significado.
Seja versátil
- Ser reconhecível em uma única cor;
- Aplicação em tamanho pequeno sem perda da legibilidade;
- Aplicação em tamanho grande sem distorção;
- Ser utilizável em branco/preto e preto/branco;
Conheça seu público
Conhecer o público-alvo da empresa é fundamental durante o processo de elaboração da logomarca. Na verdade, não tem como fazer uma logomarca sem saber quais são suas características, tais como faixa etária, gênero, interesses e objetivos, permite que a imagem da logo transmita os valores da empresa ao mesmo tempo em que atrai o interesse do público.
O segmento de atuação da empresa também está relacionado a esse item. Por exemplo, para um buffet infantil, o ideal é que a logo utilize uma fonte apropriada e seja colorida, chamativa e alegre, enquanto para um negócio de vendas de carros esse layout já não seria atraente e, inclusive, poderia prejudicar a compreensão de seu público-alvo.
O segmento de atuação da empresa também está relacionado a esse item. Por exemplo, para um buffet infantil, o ideal é que a logo utilize uma fonte apropriada e seja colorida, chamativa e alegre, enquanto para um negócio de vendas de carros esse layout já não seria atraente e, inclusive, poderia prejudicar a compreensão de seu público-alvo.
Faça testes A/B com a logomarca
Os exemplares que mais refletem a imagem da empresa podem ser usados para a realização de testes A/B, nos quais é possível ter um feedback mais real do mercado. Nesses testes, os logos são testados separadamente e em condições semelhantes, como em uma publicidade online, e mensura-se qual obteve mais resultado, como mais cliques, por exemplo. Dessa forma é possível saber qual foi melhor recebido pelo mercado, com mais chances de se tornar uma logomarca de referência.
Faça pesquisas de opinião
Nas pesquisas de opinião também é possível identificar outros detalhes mais minuciosos, como uma fonte ruim ou com algumas letras específicas que desagradam (isso é comum, pois alguns caracteres ficam diferentes de acordo com a fonte utilizada, influenciando a percepção total).
Conheça a psicologia das cores
Vamos fazer uma breve recapitulação de como criar um logotipo usando o lado cromático e como algumas cores têm sido consideradas nas práticas de marketing e criação de marcas, para que você saiba como identificar aquela que tem mais a ver com a mensagem que deseja transmitir a seu público-alvo:
Branco - Cores neutras, como branco e cinza claro transmitem calma e, em muitos casos, uma simplicidade elegante.
Preto - No marketing, o preto é uma cor poderosa e sofisticada, muito utilizada em mercados de luxo.
Vermelho - Associado à energia, o vermelho transmite excitação e urgência, sendo muito usado em marcas ligadas ao público jovem.
Azul - É a cor da sensação de confiança e segurança — observe quais marcas ao seu redor utilizam essa cor.
Verde - Associado ao relaxamento, o verde é a cor do pacifismo e da saúde, e é mais facilmente processado pelos olhos.
Amarelo - Essa é a cor do otimismo e da juventude, muito utilizada em vitrines.
Como você pode ver, as cores despertam sentimentos diferentes, sendo que o tom (claro ou escuro) também vai influenciar na sensação gerada. Para saber mais como a psicologia das cores se relaciona com a identidade visual da sua empresa.
Agregue valor
Ao se dedicar a fazer uma logomarca é preciso ter e respeitar uma identidade visual. Este é o primeiro passo para o crescimento de um negócio, pois a associação dos clientes a sua empresa, pela simples referência à identidade visual, é imprescindível para difundir a marca e também torná-la mais valiosa. Quando se pensa no mercado de moda, por exemplo, o símbolo da marca, ou seja, a logomarca, já é o grande diferencial de uma peça e influenciará diretamente na decisão de compra do consumidor.
Faça algo profissional
Caso a sua empresa esteja nascendo, lembre-se: a identidade visual e a logomarca são o cartão de entrada da sua empresa e é assim que seus clientes, colaboradores e fornecedores vão se lembrar de você.
Se a sua empresa já está no mercado há algum tempo e ainda não possui logomarca e identidade visual, é fundamental providenciá-las imediatamente, assim, em breve você já poderá ser visto com outros olhos pelos seus clientes. E, hoje em dia, sabe como criar logotipo já não é mais mistério!
Criado por Pedro Renan em 16 janeiro 2016
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